sexta-feira, 13 de março de 2009

Reciclagem de pilhas, Rolhas e latas

Ambiente sustentável
Porquê Reciclar

Porque os recursos não são infinitos, e todos temos o dever de nos preocupar com o ambiente. Além do mais, quase tudo o que se deita para o lixo pode ser reaproveitado para fazer novos produtos, e também transformar em energias alternativa.


Pilhas
A reciclagem das pilhas tem inúmeras vantagens, mas existem duas que vale a pena destacar:
  1. A primeira diz respeito à selecção prévia e incentivo a uma deposição controlada destes produtos nos eco pontos, prevenindo-se assim a recolha descontrolada e o abandono que levaria à poluição;
  2. Significa também reaproveitar os produtos que as compõem e que existem de forma limitada na natureza (Manganês, Zinco, Aço e Carbono, entre outros). Logo reciclar significa não desperdiçar estes produtos que nos são essenciais.
Actualmente ainda não existem em Portugal as infra-estruturas necessárias para promover a nível nacional a reciclagem de pilhas.
Rolhas de Cortiça

Desde o dia Mundial do Ambiente, 5 de Junho que já é possível colocar as rolhas para reciclagem em alguns hipermercados, centros comerciais e nos agrupamentos de escuteiros do Corpo Nacional de Escutas.
O Green Cork é um programa de reciclagem de rolhas de cortiça desenvolvido pela Quercus, em parceria com a Corticeira Amorim, a Modelo/ Continente e a Biological.
Este projecto de reciclagem ajudará o ambiente de 3 formas:
  1. Redução de resíduos.
  2. Defesa da rolha de cortiça como produto plenamente ecológico e consequente defesa do montado de sobro.
  3. Plantação de novas árvores (espécies mediterrânicas ).

Latas

As latas fabricadas em alumínio, que é extraído de um minério chamado bauxitasão de difícil decomposição na natureza. É de ressaltar que o processo de extracção deste minério, assim como dos demais, é actividade que provoca intenso impacto negativo do solo e dos corpos hídricos.
Muitas das latas feitas de materiais ferrosos não podem ser recicladas visto serem usadas para tintas, solventes e outros produtos tóxicos, algumas podem no entanto ser reutilizadas por ex. bidões.
No processo de reciclagem dos metais há uma considerável redução no uso de energia e água, na emissão de poluentes atmosféricos e contaminação das águas.

A cada 75 embalagens de aço recicladas, economiza-se uma quantidade de carvão vegetal equivalente a uma árvore.
No caso do alumínio há uma redução de 95% de energia em relação produção a partir do minério.
A reciclagem dos metais a partir de objectos usados contribui fortemente para a poupança de recursos naturais ( minérios,água etc... ) e permite grande redução de gastos energéticos.
Curiosidades

O tempo de permanência dos metais pesados que compõem as pilhas nos solos é elevadíssimo, dando-se ao longo de muitos anos a incorporação na cadeia alimentar. Não se devem deitar pilhas para o solo, uma vez que existem consequências graves para o ambiente e para saúde dos animais e seres humanos. Também não se devem misturar com o lixo normal porque se o lixo for para compostagem, a presença de pilhas reduz significativamente a qualidade do adubo orgânico tornando-o inútil para a agricultura.

A cortiça proveniente da reciclagem das rolhas não é utilizada para fazer novas rolhas, mas tem muitas outras aplicações, que vão desde a indústria automóvel, à construção civil ou aeronáutica.
Estima-se que o montado de sobro é um dos ecossistemas mais ricos em biodiversidade do continente europeu e que se crê absorver, por ano 4,8 milhões de toneladas de CO2, um dos principais gases causadores do efeito de estufa e consequente aquecimento global.

O alumínio foi descoberto em 1824 pelo dinamarquês Hans Christian Orset.
Este metal tem inúmeras aplicações por ex.: na fabricação de panelas, janelas e portas, peças de carros, equipamentos electrónicos, latas de bebida etc.
O alumínio é 100% reciclável, em número ilimitado de vezes e quando se recicla este metal gasta-se apenas cerca de 5% da energia que foi necessária para produzi-lo pela primeira vez.



Referências Bibliográficas:
  • www. Eco pilhas. Pt
  • www.algar.com.pt/-24k
  • www.recicloteca.org.br
  • www.earth-condominium.com/port/green/html-22k
Formando: Daniel D. M. Rodrigues

Sem comentários:

Enviar um comentário