terça-feira, 17 de março de 2009

Nova Economia Energética

HISTÓRIA DO BIODIESEL

Em 1900, um motor diesel foi apresentado ao público funcionando com óleo de amendoim. Havia também motores que eram alimentados por petróleo filtrado, óleos vegetais e até mesmo por óleos de peixe.
Historicamente, o uso directo de óleos vegetais como combustível foi rapidamente superado pelo uso óleo diesel, derivado de petróleo, por factores tanto económicos quanto técnicos. Àquela época, os aspectos ambientais, que hoje privilegiam os combustíveis renováveis como o óleo vegetal, não foram considerados importantes.
Nos anos 60, as indústrias procuravam produzir óleo através dos grão de café. Para lavar o café de forma retirar as suas impurezas, impróprias para o consumo humano, foi usado o álcool da cana-de-açúcar. A reacção ente o álcool e o óleo de café resultou na libertação de glicerina, redundando em éster etílico, produto que hoje é chamado de biodiesel.

PORTUGAL

Em PORTUGAL são produzidas cerca de 140 mil toneladas de biodiesel, repartidas entre duas fábricas. Pensa-se que dentro de quatro anos, PORTUGAL precisar de produzir 300 mil toneladas para satisfazer as necessidades energética. Actualmente, a quota de incorporação de biodiesel é apenas 5%, mas prevê-se a entrada de novas empresas neste sector, estando já anunciadas a criação de mais quatro unidades em todos o país.

MICRO ALGAS

CURIOSIDADE

Uma equipa de investigadores da Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade de Coimbra identificou seis micro algas que têm potencial para a produção de biodiesel.
Esta produção é mais rentável que os óleos vegetais porque podem ser cultivados em solos que não servem para a agricultura.




Baseado em:

  • www.hotfrog.pt/Empresas/Fábrica-Torrejana
  • http://www.consenergybiotek.com
  • www.alibaba.com

Formando: Adérito Viana - 17-3-2009

Sem comentários:

Enviar um comentário