sexta-feira, 20 de março de 2009

Energias Renováveis

As energias renováveis são aquelas que estão em constante renovação, não se esgotando e que podem ser continuamente utilizadas.

Vantagens do biogás
O sistema agora instalado apresenta elevadas compensações ambientais, pois evita que o biogás gerado na degradação dos resíduos seja libertado livremente para a atmosfera, em particular o metano (20 vezes superior ao dióxido de carbono na contribuição para o efeito de estufa).
O biogás de um ponto de vista ambiental é um combustível com muitas vantagens:
  • Tem 0% de emissões de dióxido de carbono (o dióxido de carbono que é libertado para a atmosfera surge devido à queima e é parte de um ciclo natural).
  • O biogás tem poucos subprodutos, quando queimado é um dos combustíveis mais limpos actualmente disponíveis.




  • O biogás pode ser produzido localmente a baixo custo, a partir de produtos brutos locais e não tem custos de transporte ou importação.
  • A transição para o biogás é uma maneira eficaz de resolver os problemas de gestão dos lixos.
  • O biogás pode ser misturado com o gás natural, sem necessidade de qualquer modificação, para utilização comercial.
  • O biogás cria oportunidades de emprego


O que é o Biogás?

O biogás é o resultado da decomposição de material orgânico, as suas principais áreas de produção são nos sectores resíduos agro-industriais, resíduos industriais, resíduos municipais (RSU). O elevado teor de metano (60%) faz do biogás um recurso energético importante.

Como se obtém o biogás
Este processo tem início com a colaboração da matéria orgânica num reactor (digestor anaeróbico) onde se inicia a fase de degradação dos detritos, trata-se de um tanque fechado onde a existência de oxigénio é nula.

Depois de depurado o biogás é armazenado num gasómetro que pode ser integrado no próprio digestor ou localizar-se separadamente deste.
Posteriormente, o biogás poderá ser utilizado como combustível para a produção de calor ou electricidade. A matéria orgânica restante pode ser utilizada como fertilizante.



Bibliografia electrónica utilizada:
  • http://www.apvgn.pt/gn_renovavel/metano_suecia.html
  • http://www.renovaveis.tecnopt.com/category/energias/energiabiogas
  • http://www.algar.com.pt/pt
Trabalho realizado pela formando:Emília Fonseca

Sem comentários:

Enviar um comentário