quinta-feira, 26 de março de 2009

Conclusões do Estudo Estatístico

Conclusões do estudo estatístico do formando do Ensino Nocturno

O Amigo do Ambiente

A Dimensão da amostra é igual 26.

Dos 30 inquéritos distribuídos apenas foram entregues 26.

Identificação

Q1 – Ciclo ou Curso










Q2 – Idade

As idades dos inquiridos variam entre os 20 e 59 anos.

A média das idades é 37,2 anos

A mediana das idades é 36,5 anos

Q3 – Sexo












Questões Ambientais (Avaliação Interna)


Q1 – “Na escola, contribuis para um melhor ambiente?”
















Q2 – “As tuas acções no domínio ambiental enquadram-se: em conteúdos programáticos, em projectos, em normas da escola, por decisão pessoal, por sugestão de professores, por sugestão de outros ou outras razões.”

Nesta questão os formandos poderiam assinalar mais que uma alternativa, por este facto não é de todo aconselhável a aplicação de tabelas de frequências ou gráficos.

Neste sentido, construiu-se uma tabela de contagens e assinalou-se a alternativa mais pontuada:

· E 21 dos inquiridos assumiu que é por decisão pessoal que fazem algo pelo ambiente, para além de outros factores.

Q3 – “Assinala o que já fizeste, este ano lectivo, na valorização da consciência ambiental: visionamento de filmes, trabalhos de pesquisa, comentários de notícias, utilização do Moodle, separação de resíduos, poupança de papel, outros.”

Nesta questão acontece exactamente o mesmo que na anterior, pelo que se procedeu de forma idêntica. Nesta situação para além da mais pontuada, foi seleccionada também a segunda por ambas apresentarem pontuação igual ou superior a 50 % dos inquiridossstarem pontuaç outros."de pesquisa, coment.

  • 19 dos 26 inquiridos dizem fazer a separação de resíduos na escola.
  • Existindo 13 que revelam ter feitos trabalhos de pesquisa sobre o tema.

Q4 –

Q4 – Ordena por prioridades as acções que consideres prioritárias na Escola: Poupança de água e sua reutilização, Poupança de energia, Separação dos resíduos sólidos, preservação da qualidade do ar, qualidade dos espaços exteriores/ interiores, luminosidade, arejamento e limpeza, conforto de equipamento, funcionalidade da envolvente, qualidade das relações interpessoais, outras.

Esta questão admite prioridades. Para o seu estudo foram apenas contabilizadas as alíneas identificadas pelas 1ª, 2ª e 3ª prioridades. Assim sendo, as acções prioritárias na Escola são:

A poupança de energia;

A separação de resíduos sólidos;

A poupança de água e sua reutilização.

Q5 – Poder-se-ia fazer mais pelo ambiente na nossa escola?

Assim











Q5.1 e Q5.2 - Justificação da resposta à Q5 ou apresentação de três sugestões prioritárias

Foi feito o balanço de acções que ainda se podem melhorar na Nossa Escola: As acções em negrito são as mais cotadas.

Reduzir o barulho na sala de aula

Reduzir a iluminação

Manter as salas limpas

Utilizar apenas papel reciclado

Projectos com a comunidade escolar mais alargada

Utilização de lâmpadas económicas

Poupança de papel

Poupança de água/Colocação de garrafas no autoclismo para evitar grandes descargas

Maior consciencialização dos alunos para estas questões

Painéis solares para aquecer água nos balneários

Reaproveitamento de águas

Formação

Actividades ao ar livre

Centro de combustagem


Q6 – “Como se encontra a tua consciência ambiental?















Q7 – “Outros Aspectos que queiras referir”

Nesta questão a turma achou pertinentes algumas chamadas de atenção para as questões ambientais na comunidade local (qualidade da água de S. Brás, saneamento nas aldeias, a sensibilização para questões ambientais globais – o aquecimento global) e as congratulações pelo que já se faz na escola e no Concelho pelo Ambiente na óptica do Desenvolvimento Sustentável.

Considerações finais efectuadas pela turma EFA B3

A nossa escola está no bom caminho em questões ambientais, mas há sempre mais alguma coisa a fazer. Todos juntos poderemos contribuir para um ambiente sustentável com mais qualidade. A sugestão dos painéis solares apresentada aqui por vários formandos para o aquecimento de águas nos balneários, por exemplo, poderia ser uma mais valia.

Na Sala de aula 8 (a nossa sala) podes encontrar algumas dicas simples para contribuir para a melhoria do ambiente na escola e em casa. Não deixes de visitar!

EFA B3

A formadora Dulce Charneca




Sem comentários:

Enviar um comentário